ANAC certifica diretoria do Comando da Aeronáutica como organização de ensino SESCINC

1 View

Em 06/09, o Diretor Hélio Paes de Barros e servidores da Superintendência de Infraestrutura Aeronáutica (SIA) foram recebidos pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, para a entrega do certificado de Organização de Ensino Especializada na Capacitação de Recursos Humanos para o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (OE-SESCINC) para a Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA).

Com a certificação, a DIRINFRA passa a integrar o rol de organizações de ensino reconhecidas pela ANAC, permitindo que tanto os militares quanto os civis detentores dos certificados de habilitação de bombeiro de aeródromo futuramente outorgados por essa Organização Militar possam exercer funções operacionais nos serviços contraincêndio de aeródromos civis.

O processo de certificação da OE-SESCINC/DIRINFRA foi formalizado por meio de Portaria nº2860/SIA de 18 de agosto de 2017. No processo de certificação foi evidenciado que a DIRINFRA dispunha de recursos materiais e humanos compatíveis com os requisitos relativos à certificação de OE-SESCINC Tipo 2, com instalações para treinamento prático Nível 2, conforme o previsto pela Resolução ANAC nº 279/13.

Durante a cerimônia de entrega da Certificação ao Comandante da Aeronáutica, o Diretor Hélio Paes de Barros destacou a importância da cooperação entre os dois órgãos: “essa certificação é mais um passo para o alinhamento entre a ANAC e o Comando da Aeronáutica, que possuem uma agenda de muitos temas a tratar e processos a serem aprimorados em conjunto”.

Dessa forma, a DIRINFRA e a Agência Nacional de Aviação Civil passam a atuar em parceria, tendo como objetivo comum ofertar ao mercado cursos de habilitação de bombeiro de aeródromo que assegurem a formação de profissionais com elevado nível de proficiência, contribuindo para a manutenção e o aprimoramento dos níveis de segurança operacional nos aeródromos civis brasileiros”.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, agradeceu o empenho das equipes envolvidas no processo de certificação e ressaltou a importância da prestação do serviço: “nos orgulhamos em receber essa certificação e poder passar a prestar mais esse importante serviço para a capacitação de bombeiros de aeródromos”.

Organizações de ensino SESCINC

O estabelecimento das OE-SESCINC pela ANAC visou a padronizar e elevar o nível da formação profissional dos bombeiros de aeródromos civis, por meio do estabelecimento de requisitos mínimos para sua capacitação, assegurando a disponibilização de recursos humanos qualificados para o exercício das funções operacionais do SESCINC e aumentando a oferta de cursos com a possibilidade de certificação de organizações militares e entidades públicas ou privadas. Com as certificações, buscou-se elevar o nível de proficiência dos bombeiros de aeródromo por meio do estabelecimento de elevados padrões de capacitação, com a definição dos processos de habilitação, especialização e atualização desses profissionais, dos cursos e currículos mínimos, das instalações necessárias para o treinamento teórico e prático e dos equipamentos e veículos requisitados para a realização dos cursos.

 

No comments

Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo

Contato





Nossos Contatos

Av. Angélica, 2466 Conj. 231 - 23º andar Santa Cecilia - São Paulo - SP CEP 01228-200

+55 (11) 3666-7063

secretaria@sineata.org